Turismo em Ipueiras: PRODETER é apresentado aos empreendedores do Município

Na manhã desta sexta-feira (24) empreendedores de Ipueiras se reuniram no auditório do CRAS para o encontro de apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER Turismo do Banco do Nordeste – Rota Mirantes da Ibiapaba. O programa que tem a parceria da Prefeitura de Ipueiras é uma estratégia que visa alavancar o desenvolvimento turístico na região da Ibiapaba através de cadeias produtivas. Estiveram presentes no evento, empresários, representantes da sociedade civil organizada, empreendedores, produtores rurais, artesãos locais, secretários municipais e vereadores.

O Município de Ipueiras se destacou nos últimos anos no cenário regional como um dos principais atrativos turísticos da região, principalmente na região serrana. O fácil acesso através da rodovia que liga a Sede aos distritos de Matriz de São Gonçalo, Nova Fátima e América chegando até o vizinho Município de Croatá impulsionou o desenvolvimento turístico e consequentemente o desenvolvimento econômico da região serrana que conta com pousadas, balneários, áreas de camping, voos livres, restaurantes e trilhas ecológicas. A expectativa é que a médio e longo prazo Ipueiras receba ainda mais turistas levando o Município a se tornar um dos complexos de visitação mais importantes da região visto que é integrante da Rota Mirantes da Ibiapaba que deve receber até 2025 mais de 1 milhão de turistas.

Um dos resultados esperados do PRODETER é a expansão do financiamento estruturado das diversas atividades produtivas de Ipueiras o que fortalecerá a elevação de competitividade econômica e a melhoria das condições de vida da população. Além de linhas de crédito o PRODETER Turismo também oferecerá capacitações voltada para os agentes econômicos participantes conforme as necessidades apresentadas pelo Comitê Gestor Municipal que é composto por membros de diversos setores incluindo administração pública e empresários.