Prefeitura Municipal de Ipueiras

Saiba como denunciar atos de violência contra a Pessoa Idosa

Os dados do IBGE são claros para o grande crescimento da população idosa, que em 2060 vai chegar perto dos 30% da população do Brasil.

Hoje é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data pretende disseminar o entendimento de que a violência contra os idosos também é uma violação dos direitos humanos. As legislações brasileiras, em especial a artigo 230 da Constituição Federal/1988, e o Estatuto do Idoso, em seu artigo 3º, mencionam que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso a efetivação dos seus direitos fundamentais. 

Precisamos urgentemente ter consciência dessa responsabilidade, e cuidar de nossos idosos. Os dados do IBGE são claros para o grande crescimento da população idosa, que em 2060 vai chegar perto dos 30% da população do Brasil.

No Brasil, o governo federal tem o serviço do Disque 100 para colher denúncias de violência contra pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. O CREAS também disponibilizou um número local para denúncias através do (88) 3685-1090. A identidade de quem denuncia é preservada.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *