Prefeitura Municipal de Ipueiras

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde do Município de Ipueiras vem, por meio desta, esclarecer situações relacionadas às testagens de Covid-19 realizadas pelos seus profissionais que acabaram por ganhar relevância recentemente nas redes sociais.

Importante salientar que os testes rápidos adquiridos pelo Município são aprovados pela Anvisa e possuem percentual de acerto, que é devidamente informado ao paciente no momento de realização da testagem, inclusive, com a assinatura de termo de ciência.

Mesmo diante da confiabilidade dos testes, a depender de circunstâncias epidemiológicas, tais como período de incubação do vírus, duração dos sintomas, etc., é possível que haja divergência entre resultados, com falsos positivos e negativos, independentemente de serem realizados no órgão público ou em laboratórios particulares. Para dirimir certas dúvidas, é recomendada a realização do teste PCR, não sendo recomendável confrontar um teste rápido com outro semelhante.

A eficácia dos testes utilizados pela Secretaria pode ser confirmada pelo aumento de casos graves, transferências e óbitos que vêm acompanhando o aumento do número de casos, demonstrando justamente a disseminação mais intensa do vírus.

Dito Isso, é muito importante que os pacientes cujo teste constatou a presença da doença, independentemente de contraprova, permaneçam em recolhimento domiciliar rígido, pois tal comportamento é fundamental para o sucesso no combate à pandemia, sendo um dos grandes desafios do Poder Público diante de diversas notícias de descumprimento por pacientes contaminados.

A desinformação e difusão de notícias inverídicas com o intuito de pôr em dúvida a seriedade dos procedimentos desenvolvidos não só é injusta com o excelente trabalho que vêm sendo feito como pode comprometer as medidas de conscientização da população em geral.

Por fim, a Secretaria de Saúde de Ipueiras reitera seu compromisso com a plena transparência dos dados, desde o início da pandemia, bem como com a realização maciça de testagens, pois a livre disponibilização das informações e o rastreamento do vírus são alguns dos meios cientificamente comprovados de combate a esse terrível mal que todos esperamos superar em breve.