Ipueiras entra na Rota do Cordeiro

Com o objetivo de promover o desenvolvimento territorial e regional por meio do fortalecimento dos arranjos produtivos na ovinocultura e caprinocultura , o Município de Ipueiras entrou na Rota do Cordeiro. A oficialização ocorreu nesta quarta-feira em um encontro ocorrido no Município de Independência e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário com o Coordenador do PAA Juvenal Marinho e a Técnica Agrícola Sanara Sales.

O Programa Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. Pretende-se modernizar a produção, visando a melhoria de renda para o produtor e ligar os elos da cadeia produtiva, beneficiando também o consumidor com produtos seguros, com melhor qualidade e oferta regular.

As ações em andamento envolvem capacitação de produtores, melhoramento genético dos animais e produção de alimentos para os rebanhos, pavimentação de vias que facilitam o transporte do produto, abastecimento de água, construção de unidades de beneficiamento e estruturação de feiras comerciais, de modo a viabilizar polos de excelência na produção de ovinos e caprinos no semiárido.