Fortalecimento da ovinocaprinocultura: Bom Jardim receberá unidade de resfriamento de leite

A Ovinocaprinocultura é uma atividade muito presente no Estado do Ceará e tem como desafio primordial obter resultados técnicos e econômicos viáveis, através da consolidação de modelos de produção que sejam eficientes e adequados às condições climáticas da região. A efetividade desses resultados é a base do desenvolvimento de um projeto que está sendo implantado no Município de Ipueiras em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado, Ematerce e STTR.
No projeto no campo da ovinocaprinocultura cerca de 30 famílias receberão matrizes de aptidão leiteira mestiças e reprodutores puros de origem para incentivar a produção de leite por meio de um sistema de produção eficiente e rentável para tornar a atividade competitiva no mercado. A expectativa é que a partir do segundo semestre deste ano os produtores recebam os animais.
Em Ipueiras o projeto será executado nas localidades de Mirador, Garrotes, Riacho Verde, Santa Maria, Melosa, Quixeré, Bom Jardim, Cipó e Barrinha. Em reunião ocorrida nesta semana entre os beneficiados foi anunciada a instalação de uma unidade de resfriamento na comunidade de Bom Jardim, a comunidade foi escolhida pelos beneficiados do projeto durante o encontro. Além da unidade de resfriamento estão inclusos na execução do projeto kits para análise do leite e kits de higiene de ordenha.
Na reunião estavam presentes o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Denis Mourão acompanhado dos técnicos da secretaria, o chefe da Ematerce, Frutuoso Amâncio, o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Antonio Otávio e representantes do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar – IDEF.