Escolas de Livramento e Balseiros realizam ações voltadas a educação contextualizada

Na última semana aconteceu nos distritos de Balseiros e Livramento duas culminâncias do Projeto Contexto: Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido com o tema: Educação para uma cultura de paz. Violência interescolar e comunicação não violenta.

Em Livramento foram abordados diversos temas em um desfile cívico organizado por alunos e professores da Escola José Mariano de Melo. Foram apresentados trabalhos que incluíram temas como: Pilares da cultura de paz, violência contra a mulher, feminicídio, violência contra idosos, preconceito contra nordestinos, racismo no futebol, respeito ao meio ambiente, bullying, exploração sexual infantil, exploração do trabalho escravo infantil, não as armas. todos os tipos de violência física, verbal e psicológica.

Em Balseiros, na Escola Antonio Sabino do Nascimento, os alunos realizaram apresentações culturais voltadas a educação contextualizada. Estiveram presentes alunos, pais, professores representantes do conselho tutelar, vereador Gonçalinho do Livramento, representantes da Cáritas Diocesana e We Word além da Secretária da Educação do Município Judite Moreira.

A educação contextualizada é um elemento fundamental na construção de um desenvolvimento sustentável no Semiárido. Ela precisa contemplar os desafios e perspectivas da educação no Semiárido, mas também a educação ambiental e o processo de desertificação no Semiárido.

 

Compartilhe!