Encontro reúne apicultores de Ipueiras para o lançamento do Município na Rota do Mel

O Auditório do CRAS ficou lotado na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, para o lançamento do Município de Ipueiras na Rota do Mel do Estado do Ceará. O encontro contou com a participação do Prefeito Nenem do Cazuza, do secretário da pasta de desenvolvimento agrário Denis Mourão além de representantes da executiva estadual da Ematerce, SDA, Banco do Nordeste, Sebrae e da Federação Cearense de Apicultura. Além do lançamento de Ipueiras na Rota do Mel foi também lançado o Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial, que incorpora um conjunto de estratégias geridas pelo Banco do Nordeste com o objetivo de potencializar a competitividade da produção de mel de abelha.

Um dos pontos altos da manhã foi a palestra ministrada pelo presidente da FECAP Irineu Fonseca que falou sobre métodos de manejo na apicultura com o objetivo de intensificar o conhecimento sobre o tema para os produtores interessados na criação de abelhas.

Depois da reunião o Prefeito Nenem do Cazuza foi conhecer o processo de coleta e produção de mel na comunidade de Boa Esperança, na região serrana do município, onde pode acompanhar como funciona o trabalho dos apicultores e visitou as instalações de uma unidade de beneficiamento de mel que está sendo construída na comunidade.

O Município de Ipueiras produz anualmente cerca de 16 toneladas de mel e tem um potencial produtivo muito alto dado pela vegetação variada e pela geografia. A região possui características de clima e flora que lhe conferem elevada competitividade no mercado. O diferencial do mel produzido nesta região está na baixa contaminação por pesticidas, visto que grande percentual do mel produzido é proveniente da vegetação nativa.

Um dos objetivos da gestão que tem a frente o Prefeito Nenem do Cazuza é promover a articulação e profissionalizar a cadeia produtiva de Mel de abelha em Ipueiras, articulando com o Governo do Estado do Ceará e União a viabilização de projetos que ajudem os produtores de mel, o objetivo é que a produção do município chegue a pelo menos 50 toneladas.

 

 

Compartilhe!