Coronavírus: Ipueiras decreta estado de emergência, suspende aulas e atendimentos temporariamente

O Prefeito Nenem do Cazuza decretou na noite desta segunda-feira estado de emergência no Município de Ipueiras para prevenção e enfrentamento da pandemia do COVID-19. O texto dispõe sobre medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavírus no âmbito do Poder Público Municipal e considera as recomendações do Ministério da saúde pelo crescente número de casos detectados em diversos Estados inclusive no Ceará. O Governo do Estado do Ceará também decretou situação de emergência com o objetivo de efetivar as políticas públicas capazes de minimizar os efeitos da pandemia no território cearense.

As medidas que vão de 19 de março ao dia 03 de abril preveem a suspenção das atividades escolares da rede pública municipal, além do serviço de transportes escolares. As escolas e universidades da rede privada de ensino sediadas em Ipueiras recomenda-se a efetivação das medidas.

A Prefeitura também suspendeu os atendimentos ao público nos órgãos da administração municipal, o expediente será interno e os servidores do município com idade superior a 60 anos e gestantes ficarão dispensados do comparecimento ao local de trabalho e trabalhem em casa conforme a determinação da chefia imediata..

A emissão de alvará para eventos que proporcionem aglomerações de pessoas ficarão suspensos. A realização de cirurgias eletivas no Hospital e Maternidade Otacílio Mota ficarão também suspensas, ressalvadas aquelas de caráter emergencial.  Os atendimentos odontológicos, fisioterapêuticos, psiquiátricos, psicológicos, nutricionais e fonoaudiólogos de pacientes que apresentem sintomas característicos do COVID-19 também ficarão suspensos. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que envolvem idosos, adolescentes e crianças também serão suspensos.

O decreto recomenda que as atividades de natureza privada e que envolvam aglomeração de pessoas e que não necessitam de autorização específica do poder público, tais como festas de aniversário, casamentos, cultos religiosos, atividades de lazer, atividades esportivas, dentre outros, sejam evitados, em obediência às recomendações das autoridades de saúde.

O município através do comitê de enfrentamento do coronavírus está tomando as medidas necessárias nesse momento. Os profissionais recomendam o reforço na prevenção com isolamento individual evitando locais com aglomeração intensa de pessoas. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus. O uso de álcool gel 70% e toalhas de papel descartável é fundamental e as mãos devem ser lavadas com frequência.